quarta-feira, 4 de maio de 2011

Olivais Velho

É com enorme apreço que recebemos a primeira participação de um leitor do nosso blog!

É disto que os Olivais precisam, de uma população activa, reivindicativa e que não se conforma com o estado das coisas.

Devo agradecer esta participação ao senhor Gabriel Figueira por expor um problema grave dos Olivais, que demonstra o abandono a que foi entregue uma das zonas históricas, mais antigas da nossa freguesia. Em vez de cuidarmos do património destruímo-lo que é o que se vê nas fotografias que o Gabriel teve a amabilidade de anexar e que vamos colocar também neste post, também vamos colocar umas fotos tiradas por nós e para além da reclamação do senhor Gabriel Figueira com a qual concordamos na totalidade e apoiamos vamos mais longe e colocamos a pergunta às autoridades competentes:

Além de reabilitar esta zona e preservá-la, o melhor possível, porque não vedá-la ao trânsito e estacionamento automóvel e torná-la uma zona estritamente pedonal, torná-la um pólo de cultura aproveitando os edifícios devolutos que nela se encontram, aproveitando inclusivé para criar nesta zona um Museu da freguesia para contar as gerações vindouras toda a sua história, porque não?

De seguida transcrevemos na totalidade o email do senhor Gabriel Figueira e no final colocamos as 4 fotos que foram anexadas ao email e mais algumas da nossa autoria. Fazemos só a ressalva que o email do senhor Gabriel, além de ter sido enviado para nós foi também enviado para as entidades competentes.

 From: taniaidf@hotmail.com
To: expressodooriente@magna.pt
Subject: FW: Olivais Velhos
Date: Fri, 29 Apr 2011 18:41:15 +0100


 

From: taniaidf@hotmail.com
To: jose.egipto@jfsmo.pt; dhurs@cm-lisboa.pt; lisboalimpa@cm-lisboa.pt; municipe@cm-lisboa.pt
Subject: Olivais Velhos
Date: Sat, 16 Apr 2011 14:31:12 +0100

Exmo. Sr. Presidente da
 Câmara Municipal de Lisboa
                      

Exmo. Sr. Presidente da
 Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais


Venho através deste email, alertar para a degradação do coração dos Nossos Olivais “Velhos”. Bem sei que nem tudo é da responsabilidade da Freguesia, mas com boa vontade e um pouco de brio, é possível devolver a dignidade que outrora os “velhos” nos deixaram para acarinhar e preservar para as gerações vindouras.
Após esta pequena introdução passo a identificar aquilo que me parece urgente intervir:
-Junto da “Casa da Cultura” da Freguesia, as obras iniciadas, ficaram paradas, o que é uma pena. Dando uma imagem degradante para quem passa ali vindo a pé da Gare do Oriente, não dignificando em nada a Freguesia.

-A praça nobre da Nossa Freguesia, Praça da Viscondessa dos Olivais, também carece de uma melhoria, ao nível de iluminação nocturna;
O vidrão ali existente serve de “ponto de encontro” para todo o tipo de lixo, inclusive restos de comida;
O chafariz (único) na freguesia e talvez no concelho, agoniza com o lixo ali deixado no seu interior e a degradação própria da idade;
O próprio coreto já bem merecia uma pintura e reparação das suas madeiras.

-Junto da antiga olaria dos olivais, símbolo da indústria outrora existente nesta freguesia está votada ao abandono, espaço imenso, com um potencial enorme está infestado de entulho, matagal, roedores, cobras etc. Pondo em perigo a saúde pública e aumentando o risco de deflagração de incêndios na época que vai iniciar.
Junto anexo algumas imagens

Estes são alguns desabafos, para acudir ao legado que nos deixaram e que o estado actual em nada dignifica esta mui nobre Freguesia de Santa Maria dos Olivais.

Atenciosamente, o Olivalense
Gabriel Figueira

Olivais, 16 de Abril de 2011




As nossas fotos




2 comentários:

  1. Lina Barata11/6/13 13:41

    lamento e fiquei triste ao ver este estado deplorável em q se encontra a minha terra , infelizmente pelo casamento já de lá sai algum tempo, mas Olivais Velhos será sempre a minha terrae gostaria mto de a ver recuperada pq Olivais começou por aqui e tb me trantornou ver q usaram a minha terra servindo-se dela para flmarem uma novela e dando a conhece-la pelos piores motivos ....... Transtornou-me francamente ver como Olivais velhos está a ser dada a conhecer a Portugal e quem sabe ao mundo .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. luis neves30/11/16 21:33

      Lina Barata - Escadinhas do Castelo?

      Eliminar