terça-feira, 31 de maio de 2011

Inexistência de parques infantis nos Olivais Norte

Esta é uma luta antiga mas não esquecida!

Desde Fevereiro de 2009 que este Freguês reclama o facto de ser insuficiente o número de parques infantis nos Olivais Norte, Encarnação, Quinta do Morgado e Olivais Velho. São aproximadamente 1500000 m² com um único parque infantil na periferia da freguesia junto à Portela de Sacavém!! Sim, não há engano, cerca de 150 hectares ou melhor dizendo, o equivalente a 150 campos de futebol!!

Em tempos houve muitos parques infantis e outras estruturas onde as crianças brincavam por esses Olivais fora, onde este Freguês brincou muitas vezes. Na altura em que os bairros foram projectados e construidos tiveram isso em atenção, felizmente!

O bairro envelheceu, as estruturas e os parques infantis também e, devido a não estarem dentro das normas de segurança foram todos retirados dos locais onde estavam (e muito bem) mas esqueceram-se de voltar a criar espaços para as crianças brincarem.

Em Lisboa, segundo o site da CML, existem 117 parques infantis e apenas 1 é na área referida por nós, na Rua Alfredo Franco nos Olivais Norte junto à Portela de Sacavém. Perto desta área e dentro da freguesia de Santa Maria dos Olivais (excluindo o Parque das Nações, apesar  da CML não referir no seu site nenhum dos parques infantis lá existentes) existe 1 parque infantil na Rua Palhaço Luciano - Bairro do Oriente, junto a Moscavide e existem  7 nos Olivais Sul.

É estranho a inexistência dos referidos parques não afectar toda a freguesia de Santa Maria dos Olivais. Nos Olivais Sul existem 7 parques infantis, uns melhor conservados que outros mas bem distribuídos pela área do bairro fazendo com que qualquer pessoa, em qualquer zona dos Olivais Sul se possa deslocar a pé, facilmente, com os seus filhos a um parque infantil, havendo algumas estruturas, inclusive, que já foram renovadas e melhoradas conforme já relatámos neste post mais antigo.

A questão que se põe é: Porquê?
Porque quase não há parques infantis nos Olivais Norte, Encarnação, Quinta do Morgado e Olivais Velho? Será que não há crianças nestas zonas? Será que não querem que haja crianças nestas zonas? Será caro? Será impossível? Existe alguma lei que diga que não pode haver parques infantis nestes bairros? Existe falta de vontade?

Nas reclamações já efectuadas houve a "ajuda" de um mapa feito no Google Maps em que se evidencia a zona em que faltam os parques infantis (área sombreada a azul), sugerem-se locais onde esses parques podem ser implementados (pontos amarelos), muitos dos quais já tiveram estruturas e parques infantis. No mapa pode-se também comparar a diferença gritante de implementação de parques infantis entre Olivais Sul (parques infantis assinalados com bandeiras azuis) e Olivais Norte. Mapa esse que disponibilizamos de seguida.


De seguida e para terminar basta-nos dizer que quando esta reclamação foi feita foi endereçada tanto para a Câmara Municipal de Lisboa como para a Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais. Responderam, é certo, mas foi mesmo a única coisa que fizeram. Já lá vão mais de 2 anos e ainda não há novos parques infantis nos Olivais Norte, Encarnação, Quinta do Morgado e Olivais Velho.

Para quando... para quando?

Nós não vamos desistir e vamos continuando a dar notícias sobre este tema caso haja desenvolvimentos.

Os e-mails enviados em 2009 e a respectivas respostas podem ser lidos, a seguir (para aumentar basta carregar em cima dos mesmos).




2 comentários:

  1. Independentemente de concordar com a justiça da questão levantada, não posso deixar de realçar o facto de existir 1 parque nos Olivais Norte, mais exactamente na Rua Alfredo Franco.
    Está bem, eu sei que para muitos aquela zona é praticamente Portela! Mas, mesmo que até os serviços de higiene urbana e de jardins da CML também pareçam pensar que é no concelho do lado, ainda assim não deixa de ser Olivais...

    ResponderEliminar
  2. Através de um levantamento que estamos a fazer dos parques infantis da cidade de Lisboa já verificámos essa situação e vamos corrigir o post rapidamente de modo a estar 100% correcto. Obrigado pelo reparo.

    ResponderEliminar