sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O que é isto??

Sei que não publico nada há algum tempo, principalmente porque tenho tido outros projectos que me ocupam o tempo, mas esta situação não podia deixar passar...

Há dois dias vinha eu a passar junto ao Mercado na Praça do Norte quando me deparei com a situação que podem ver nas fotografias seguintes.






Perguntei para mim: O QUE É ISTO???

Quem será o responsável por esta barbaridade, a Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais ou a Câmara Municipal de Lisboa?

Quem quer que seja a entidade responsável deveria ser chamada à razão, deveria debruçar-se sobre aquilo que foi e está feito.

Toda a gente sabe que esta zona tem problemas de estacionamento devido à concentração de comércio, restaurantes o que faz com que haja muita afluência de automóveis e pessoas mas... não é desta maneira que se resolvem os problemas!

Estraga-se uma calçada, priva-se os peões de andarem no passeio que é reservado para eles, porquê?

Porque os automóveis não podem estacionar cem metros à frente, porque não se dão ao trabalho de pensar em soluções diferentes como aproveitar espaço do campo de basquetebol degradado e vandalizado para criar uma zona de estacionamento à semelhança do que se passa no Mercado da Praça das Casas Novas, apesar de neste local, infelizmente, ser também em cima da calçada.

Porque não colocaram pilaretes que tão bem "semeiam" noutros locais do nosso bairro mas que aqui não servem para impedir o estacionamento em cima do passeio.

Para ilustrar a gravidade desta situação deixo-vos com as imagens de um pai que passeia com o filho de triciclo e é obrigado a ir para a estrada porque não consegue circular no passeio que lhes deveria ser reservado.


Isto, é claro, a aliar ao civismo de muitos automobilistas que, infelizmente não respeitam os espaços que não lhes são reservados (como é o caso do estacionamento para motociclos). E também não respeitam os espaços que mal ou bem lhes são reservados e depositam, deixam os carros de qualquer maneira para lá das linhas marcadas na calçada.

Mais uma vez o que se impunha nesta zona era a colocação de pilaretes para impedir o estacionamento em cima do passeio e o estudo de alternativas viáveis para estacionamento regrado nas imediações.

Ninguém morrerá se andar cem ou duzentos metros para ir ao Mercado, mas alguém poderá morrer se tiver que circular na estrada porque não o pode fazer no passeio.

4 comentários:

  1. Como não gosta dos comentarios elimina-os. Vê o tipo de pessoa que voçê é. Deixe estar que tenho muito tempo on line para aqui passar a escrever.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde anónimo,
    Não tenho por hábito "castrar" opiniões ou eliminar comentários não me lembro de o ter feito, como tenho mais que um projecto não me lembro. Se o fiz foi porque o comentário não era acerca do post, o comentário tinha palavrões ou era mal educado, coisas normais num blog. Por fim devo dizer-lhe que, se alguma vez eliminei um comentário foi porque achei que o devia fazer ou porque me enganei, se foi a segunda peço desculpa. Quanto a ameaças acho que não vale a pena fazê-lo, caso tenha algo para falar pode sempre enviar-me um email que resolveremos a situação a bem com certeza. Espero que nos entendamos e espero também que, caso queira, possa contribuir com o tempo que tem online para este blog, apresentando situações boas ou más, de reclamação ou de louvor acerca da freguesia de Santa Maria dos Olivais. Basta para isso enviar-me um email que eu terei muito gosto em publicar.

    Os meus cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. maria monteiro23/10/11 23:43

    pois é... se os carros estivessem estacionados como os da 3ª fotografia já havia passeio para os peões.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/2/12 06:44

    Rosa Egipto (presidente desta freguesia) e as suas comadres herdaram a melhor urbanização, jamais feita em Portugal, não conseguem sequer tratar do que lhes foi transmitido, ao invés, têm sido pávidos, em licenças de construção ao longo de anos que têm retirado espaços públicos ou áreas verdes ao bairro. Nem tão pouco conseguem tratar do que resta. Por isso não espero iniciativas que melhorem o bairro nem inovações que são feitas no estrangeiro em bairros com a mesma origem do movimento moderno de meados do séculoXX. Estamos muito mal entregues a um mal preparado político que só é oportunista.

    ResponderEliminar