quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Política das árvores

Existe uma política para com as árvores nos Olivais que não augura um bom futuro para esse "vegetal de tronco lenhoso cujos ramos só saem a certa altura do solo".

E os exemplos estão aqui.





Neste caso (em cima) além de terem cortado três árvores deixaram um "resto" de tronco para trás, situação que já está há algum tempo em exibição junto ao cruzamento da rua Cidade de Gabela com a Avenida de Berlim.


Quando olhamos para estas situações não podemos separar-nos do facto de algumas destas árvores terem sido cortadas porque estavam doentes e/ou em risco de cair, e isso é uma coisa boa, o que é criticado aqui é estas não serem substituídas por árvores novas e saudáveis e os "restos mortais" do seu tronco e raízes serem deixados no local, possivelmente em homenagem à grande árvore que naquele sítio em tempos morou!

A substituição de árvores velhas por árvores novas é feita pela Câmara Municipal noutras situações, e para isso temos o exemplo do Vale do Silêncio em que as árvores foram substituídas.
Porque não fazê-lo com todas tipo campanha: Árvore cortada = Árvore plantada.
Acho que se esta política aplicada no Vale do Silêncio funcionasse em todo o bairro os Olivais ficariam a ganhar.
E o Ambiente agradeceria.

Temos que falar com estes senhores, pode ser que mudem alguma coisa...

6 comentários:

  1. Parabéns pelo blog ... espero que tenha o sucesso que deseja.
    Queria fazer duas sugestões. Nas fotos, coloque o seu "Algo vai mal no reino dos Olivais" de uma forma mais discreta ;) e sobretudo adopte outra assinatura quando quer apontar bons exemplos... nalguns casos como por exemplo o das plantações no vale do silêncio a mensagem da foto é muito contraditória.

    PL

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas sugestões, serão levadas em conta... isto de escrever num blog é uma aprendizagem constante! Obrigado por frequentar este espaço.

    Freguês dos Olivais

    ResponderEliminar
  3. PL

    Relativamente à assinatura, nos bons exemplos terei em conta aquilo que me disse e será um "pouco" diferente. Quanto ao tamanho da mesma também será ajustado. Obrigado pelas boas sugestões.

    Freguês dos Olivais

    ResponderEliminar
  4. É mesmo triste quando derrubam uma árvore mas não colocam outra! O mesmo acontece para os arbustos e sebes arborizadas. Já perdi a conta às árvores e arbustos que tinha na minha zona, foram removidas e só lá ficou o buraco, como que uma cicatriz umbilical!

    ResponderEliminar
  5. Atenção no Vale do silêncio nem todas as árvores precisavam ser trocadas...foi um negócio ou incompetência? A verdade é que o relatório do laboratório do ISA referia muito menos exemplares. Mas como este também depende monetáriamente (em parte) da "avença" anual com a CML, não se atreveram a denunciar a situação. É para isto que servem as dependências e ou as privatizações, é um fartar de roubar e delapidar a cidade, fingindo que se está a "requalificá-la". Gostaria que as pessoas responsávies por este crime também fossem podadas, mortas e pussessem no seu lugar crianças. Esta comparação só tem um senão é que as crianças por serem mais genuinas, mesmo que produzissem menos trabalho (oxigénio-árvores) não eram tão "cancerigenas" e ladras como os adultos, ou seja não era tão prejudicial para a sociedade se os afultos são este tipo de bestas.

    ResponderEliminar
  6. Meus caros, isto é a privatização da CML no seu melhor. As empresas pelam-se por abater árvores, ganham sempre mais, mesmo que digam que não.

    ResponderEliminar